Quem são os Bnei Nôach?
O termo Bnei Nôach – os filhos de Noé – se refere a pessoas que tem um valor especial de acordo com o judaísmo. A expressão descreve alguém que não faz parte do povo judeu porém, por ter reconhecido a mensagem profética outorgada ao Povo de Israel, decide assumir o cumprimento de diversos mandamentos, ou mitsvót.
A relação entre esse ser humano e o Noé bíblico está no fato de que, de acordo com a tradição judaica, na época deste personagem histórico havia um conjunto mínimo de leis para alcançar a plenitude da moralidade humana. Este conjunto de leis permite, entre outras coisas, ouvir a palavra de Deus.
A identidade “bnei nôach” é caracterizada, antes de tudo, por aceitar e observar sete mandamentos apelidados As Sete Leis de Nôach – sheva mitsvót bnei nôach. Aceitar as leis quer dizer enxergar estes mandamentos como normas obrigatórias; observá-las significa cumpri-las ativamente.
Quais são as 7 Leis de Nôach?
1 Proibição de praticar idolatria
A proibição da idolatria vem do versículo “Aquele que sacrificar aos deuses será morto; somente ao Eterno poderá fazê-lo, somente a Ele!” (Êxodo 22:19).
2 Proibição de blasfemar o nome de Deus
A proibição de blasfermar o nome de Deus é derivada do trecho “… Todo homem que amaldiçoar ao seu Deus levará sobre si o seu pecado. E aquele que blasfemar o Nome do Eterno certamente será morto…” (Levítico 24: 15-16).
3 Proibição de praticar assassinato
“Aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem terá seu sangue derramado…” (Gênesis 9:6).
4 Proibição de manter relações promíscuas
“Porque todas estas abominações fizeram os homens da terra que estavam antes de vós, e a terra impurificou-se” (Levítico 18:27).
5 Proibição de roubar
Não roubar provém da história de José: “Aquele de teus servos com quem for encontrado morrerá…” (Gênesis 44:9).
6 Proibição de comer um órgão de um animal ainda vivo
“Porém, a carne com sua alma estando com vida e seu sangue, não comereis” (Gênesis 9:4)
7 Estabelecer um sistema judiciário
A ordem de estabelecer tribunais de justiça deriva da história de Shechem e Dina (Gênesis 34:26).
Por que justo estas leis?
A maioria das leis acima são de caráter proibitivo – proibição de assassinar, proibição de roubar etc, ou seja, são orientações de como não servir o Criador. Propositalmente, o judaísmo não define como se deve servir a Deus, pois o Serviço Divino varia de acordo com a identidade humana de cada um e cada nação. Caso o judaísmo criasse regras para o Serviço Divino, haveria uma distorção da identidade exclusiva de cada nação, gerando uma espécie de imperialismo cultural. A suposição judaica é que a identidade humana original tenha se expandido e que cada cultura expressa uma dimensão específica da identidade humana, uma forma diferente de viver, uma maneira toda sua de conhecer Deus. Portanto, o judaísmo aspira unir todas as diversas identidades da humanidade, num esforço cooperativo, para reestabelecer a identidade humana original.
Assim sendo, esta missão espiritual de estabelecer um relacionamento próximo com Deus é comum à toda a humanidade, seja onde estiver, enquanto praticar estas sete leis. Ocasionalmente, em virtude da corrupção da sociedade, o indivíduo sente a necessidade de se remover de determinado grupo para se desenvolver espiritualmente. Mas em situações normais, é possível crescer em espiritualidade justamente através de seu ambiente cultural.
Artigo baseado em conteúdo do Centro Mundial Brit Olam para Bnei Nôach.
Para conhecer mais, confira a obra
A Torá da Humanidade: a mensagem universal do judaísmo,
do Rabino Ury Cherki, presidente do Centro Mundial Brit Olam para Bnei Nôach
Clique aqui para conhecer mais ou adquiri-la
Já estou em uma comunidade Bnei Noach no Brasil,mudei para Irlanda, gostaria de saber se por aqui tem alguma comunidade para me acompanhar.
No Brasil, certamente o meio mais confiável de aprender sobre o tema de Bnei Noach é pelo Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, que tem reconhecimento e aprovação da Ask Noah International, e que, além deste fato, conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel.
Desculpem, mas um monte de rabinos sérios afirmaram que esta estória de benei noach é MENTIRA, foi criada com objetivos sionistas políticos. Não existe NADA disso na Torah e nos Profetas.
Então esses “rabinos” não são sérios
Olá por favor sou cristã porém gosto do judaismo e minha da vida foi cortada por faça e precisava saber o que acontece agora, tem alguém que possa me ajudar e também levar meu nome pro muro das lamentações,sou Elioenai Ferreira Dantas, grata.