Noé foi o próximo a oferecer sacrifícios a Deus, seguido pelos patriarcas de Israel – Abrahão, Isaac e Jacob. Gerações depois, o Rei David expressou o seu profundo desejo de construir uma Casa para o Eterno – e seu filho, o Rei Salomão, foi quem concretizou tal desejo, e assim, o altar foi estabelecido no local que lhe fora designado desde tempos imemoriais.
Séculos se passaram antes que o Templo Sagrado fosse realmente construído em Jerusalém. Primeiro, a recém-formada nação de Israel deixou o Egito e construiu um Tabernáculo – o Mishcán – aos pés do Monte Sinai.
Do Monte Sinai, o Tabernáculo continuou suas jornadas até Érets Israel – a Terra de Israel –, acampando em vários locais no deserto do Sinai e na Terra Santa: Guilgal, Shiló, Nov, Guivón… até o Templo permanente ser construído por David e Salomão em seu local pré-ordenado – o topo do Monte Moriá, em Jerusalém.
O Primeiro e Segundo Templos representam os capítulos mais gloriosos da história judaica. Ainda assim, o objetivo principal do Templo é servir como uma fonte de iluminação para o mundo inteiro e todos os que vivem nele. A mais profunda oração da nação judaica é ver a construção do Terceiro Templo Sagrado – que ocorra rapidamente! – e que ele perdure para sempre como um centro de espiritualidade para Israel e para todo o mundo.
Assim predisse o profeta Isaías (2:2-3): “E ocorrerá no fim dos dias, que o monte da Casa do Eterno se elevará acima de todos e se destacará dentre as colinas, e a ele afluirão todas as nações. A ele irão muitos povos e dirão: ‘Vinde e ascenderemos à montanha do Eterno, à Casa do Deus de Jacob! Ele nos ensinará Seus caminhos e por eles seguiremos, pois de Tsión virá o ensinamento da Torá e de Jerusalém a palavra do Eterno!’”
A ilustração acima mostra o centro do acampamento dos israelitas durante seus 40 anos de estadia no deserto. No pátio, avista-se o Altar, a fumaça de suas fogueiras se elevando sobre ele e a Nuvem da Divindade (ananê hacavod) pairando sobre a Tenda da Reunião. As tendas ao redor são as da Tribo de Levi. A Torá descreve em detalhes como os levitas estavam dispostos ao redor do Tabernáculo, inclindo o fato de a tenda de Moisés ficar defronte à sua entrada oriental (Números 3:38).
Trecho extraído da obra O Templo Sagrado de Jerusalém, recém-publicada pela Editora Sêfer.