Calendário Judaico Contos e parábolas

Mensagem de Rosh Hashaná 

Um viajante seguia por uma estrada de um país que visitava pela primeira vez e admirava as árvores altaneiras e frondosas que a ladeavam, confortando-se com sua sombra agradável e o perfume delicioso que exalavam.
Disposto a levar mudas daquelas árvores para sua terra no retorno de sua viagem, procurou na primeira cidade por que passou informações sobre uma loja em que pudesse comprá-las.
Entristeceu-se ao receber a resposta de que não existia nenhuma loja que o pudesse atender.
Insistiu com várias pessoas e, afinal, uma delas o encaminhou para uma loja que lhe pareceu muito pequena para manter mudas daquelas árvores tão grandes, mas à qual se dirigiu por falta de alternativa.
Ao explicar ao vendedor o que queria, recebeu uma resposta que lhe pareceu estranha:

“Em nenhum lugar se pode comprar mudas destas árvores.”

“Como assim?” – perguntou ele. “Pedi informações e me encaminharam para a sua loja!”

“A informação que lhe deram está errada. Repito: Ninguém vende muda dessas árvores. Delas só é possível comprar sementes. Se elas receberem os cuidados adequados, então sim, se transformarão em mudas que poderão ser replantadas e tornar aprazíveis os locais onde crescerem.”

Da mesma forma, o Santíssimo entrega a cada ser humano, quando nasce, sementes de potencialidade para alcançar grandes alturas morais, espirituais e intelectuais. Se forem bem cultivadas alcançarão estes objetivos, mas se forem desprezadas perecerão sem ter germinado.
Para bem cultivá-las, Ele nos entregou a Torá cujos ensinamentos, transformados em normas e padrões de conduta, farão com que a estrada da nossa vida esteja ladeada por árvores de copas frondosas – as mitsvót (preceitos) – que nunca nos deixarão expostos às seduções da maldade, da inveja e da indiferença para com outros seres humanos.

Neste momento, na passagem de um ano que termina para o que vai começar, encontramo-nos ante o desafio de uma pandemia. O atendimento às normas de comportamento essenciais à limitação deste mal e à preservação da saúde individual e coletiva acrescenta exigências que jamais havíamos enfrentado no passado.
Que seja da vontade do Eterno dar a cada um de nós sabedoria e força necessárias para fazer frutificar as sementes que Ele nos entregou, e desta forma contribuirmos para que haja em nosso mundo menos doenças e mais respeito mútuo; menos guerras e mais tratados de paz; menos ignorância e irresponsabilidade e mais desenvolvimento científico, voltado sempre para o bem de toda a humanidade, para, desta forma, tornarmos o mundo digno da grandeza de Quem o criou.

Em nome da Editora e Livraria Sêfer, queremos desejar que você e todos os seus sejam inscritos e confirmados no Livro da Vida para um ano repleto de saúde, paz, amor, alegrias, felicidade e sucesso.

 

David Gorodovits é coeditor da Editora Sêfer, responsável, entre outros, pela tradução dos SALMOS e do TANAH COMPLETO, e autor dos livros NA ESPIRAL DO TEMPO e NEGÓCIO FECHADO.

Comentário

  • Gratidão por compartilhar todas essas informações. Que tenhamos um ano bom e doce para todos. Que aprendamos com os obstáculos, que são evolução para nossas vidas. Shana Tova Umetecha.

Comentário