É somente fechando nossos olhos completamente para esse mundo e olhando para o propósito eterno e final que podemos anular todo o sofrimento e chegar a uma oração perfeita.
Os rabinos nos ensinaram a dizer que “Tudo o que o Misericordioso faz é para o bem”. Mas, se tudo o que Deus faz com um indivíduo é para o bem dele, e se a dor e o sofrimento são grandes favores que o ajudam a alcançar a vida eterna, então por que somos ordenados a rezar quando estamos com problemas?
Certamente tudo o que Deus faz com uma pessoa é para o bem, mas mesmo assim deve-se rezar e implorar a Ele por alívio do sofrimento. Para entender o por quê, primeiro devemos reconhecer que o principal objetivo da criação do mundo é o homem, a quem foi dado o livre-arbítrio. Deus colocou tudo em nossas mãos, para que nós mesmos fizéssemos os recipientes por meio dos quais o amor Divino e suas bênçãos pudessem afluir para este mundo.
Um recipiente é utilizado para guardar algo e passar adiante para outra pessoa. Na literatura cabalista, os ensinamentos de Torá, as orações, as mitsvót e as boas ações são denominadas recipientes – canais limitados pelos quais a Luz Infinita de Deus pode ser revelada neste mundo. Enquanto nós não prepararmos esses recipientes aqui embaixo, a bondade Divina não pode afluir de cima até nós, pois, nesse caso, ela viria em excesso – assim como o óleo que, em demasia, apaga uma lâmpada. A bondade se tornaria então severidade, Deus nos livre.
Os recipientes para receber a bondade de Deus são preparados por meio do estudo da Torá e da reza, especialmente a reza. Assim, antes da criação do homem, “toda planta do campo antes que houvesse na terra e toda erva do campo antes que germinasse, porque não tinha feito chover o Eterno Deus sobre a terra e o homem não existia para cultivar a terra.” (Gênesis 2:5) Rashi explica que o homem ainda não estava lá para rezar [por chuvas] – as suas orações eram necessárias para iniciar a corrente de bênção Divina.
Assim, antes da oração de uma pessoa, tudo o que lhe acontece, mesmo o sofrimento, é para seu bem. O sofrimento pelo qual ela passa é, na verdade, uma expressão do amor de Deus, já que, dado o comportamento mundano do homem, não há outra maneira da bênção e da vida descerem até ele em seu estágio de desenvolvimento. Se fôssemos abençoados com bondade pura e sem limites, a luz seria excessiva e faria mais mal do que bem.
Por meio da reza, nós adoçamos os julgamentos Divinos que restringem o fluxo de bondade e preparamos os recipientes por meio dos quais poderemos receber a bondade de Deus. Então somos capazes de anular os julgamentos severos, já que passamos a ter os recipientes para receber a bondade infinita de Deus sem termos que passar por sofrimentos.
Para prepararmos os recipientes, o primeiro estágio é elevar nossos olhos para o objetivo final, onde tudo é bom, e fazer de todas as nossas rezas uma unidade. É somente depois de nos cercarmos de bitul diante do propósito final, de sabermos e acreditarmos que tudo é para o bem, que podemos rezar para tudo aquilo que precisamos. A razão disso é que os recipientes com os quais recebemos as inúmeras bênçãos de Deus – filhos, saúde, riqueza, etc –, na verdade, são formados a partir da luz do resquício da experiência de bitul que permanece depois do retorno ao estado normal de consciência. Se tivermos preparados os recipientes com os quais receberemos a bondade e bênção de Deus, dali em diante tudo é para o bem.
É isso que o Rebe Nachman quer dizer quando afirma que, depois de retornarmos do estado de bitul, saciamos a sede da alma causada pelo sofrimento por meio da Torá que recebemos desse resquício. E, na verdade, essa Torávem até nós por meio da oração. Esse é o ponto mencionado diversas vezes pelo Rebe – cf. Licutê Moharan I:8 e I:19 – e que também é evidente aqui. O Rebe fala primeiramente sobre como transformar as orações em uma unidade por meio da contemplação da meta final, e depois conclui que é por meio dessa contemplação que adquirimos a Torá do resquício de bitul.
O fato é que a reza e o entendimento da Torásão dependentes um do outro. Nós nos conectamos ao resquício do bitul por meio da oração. E, assim, nós trazemos das alturas a fonte de luz que depois se expande dentro de nós na forma de um entendimento profundo daTorá e com o qual amenizamos nosso sofrimento. Pois é por meio da oração e da Torá que criamos os recipientes com os quais recebemos o influxo de bênçãos de Deus – para o bem, a eternidade e a vida, e não para o mal e para a morte.
Nós somente podemos aprender como rezar por meio dos verdadeiros tsadikim. Do mesmo modo, nossos sábios disseram que qualquer pessoa que tenha alguém doente em casa deve ir a um tsadic. (Talmud, Tratado Baba Batra 116a) O motivo dessa orientação é que só um verdadeiro tsadic – o “mestre do campo” mencionado no ensinamento – sabe como olhar dentro da alma de cada um e ver quão distante o indivíduo se encontra da meta final, até que ponto a sua oração ainda não se consolidou em unidade e o que é necessário fazer para trazê-lo até o objetivo final.
Clique e confira mais informações.
Muito Bom!!!
Muito bom! Agradecido pela Luz
Mensagem rica muito rica
Esclarece, pois muitas vezes nos achamos sós e vamos pedir / rezar, todavia temos que
lapidar nossa pedra bruta interna, para bem receber a luz
Excelente
Quando rezo, eu exponho o âmago da minha alma diante do Eterno.
Obrigada por me ajudarem a conhecer essa riqueza que é o judaísmo.
O texto nos revela a necessidade da oração em nossas vidas, como forma de cultivarmos uma relação com o Eterno, na medida em que, quando fechamos os olhos a esse mundo dos sentidos, colocamos a nossa alma em sintonia com a sua fonte original, ou seja, nos reintegramos com Aquele “nosso mundo” que já existia antes dessa vida, e que voltará a existir após o fim do corpo físico.
Bem falada,as suas palavras,a cada dia, nós alimentamos mas,com a Torah,e nossa emunah no Eterno??
Ah….a experiência de bitul….unidade !
Trás esclarecimento e inluminacao
cada dia que passa aprendemos más, com a graça de Deus que tudo é para o bem.
Ensinamento maravilhoso, estou emocionada e agradecida!
Rezar e estudar Torá, buscando entender seus Mistérios e cumprir a s Mitsvots, só assim é possível a genuína conexão com o Altíssimo, Bendito Seja.
Muito edificante seus estudos, gostaria de receber mais.
Só tenho a agradecer por este texto que me fez tão bem!
Nossa que linda mensagem. Obrigada por compartilhar
Muito Grato or essa mensagem.
Baruch Hashem
É o norte quando estamos mergulhados na solidão e nos sofrimentos cotidianos que só fazem crescer lamentavelmente, o texto me orientou a me concentração com mais clareza , muito útil só tenho que agradecer
Realmente, sem proteção divina não conseguimos chegar a lugar nenhum. Ótima orientação! Obrigada!