História Judaica Pensamento Judaico

Tempo Futuro

prologo-tempo-futuro

“Ontem”, dizia o político lendário, “estávamos à beira do abismo, mas hoje demos um gigantesco passo à frente.”

A história judaica às vezes dá a impressão de ser exatamente isto: perigo, seguido por desgraça. Poderia ser vista assim na atualidade.

Sessenta anos após o seu nascimento, o Estado de Israel está profundamente isolado. Enfrenta mísseis do Hezbollah ao norte e do Hamas ao sul, dois grupos terroristas empenhados em destruí-lo. Realizou duas campanhas, a do Líbano em 2006 e a de Gaza em 2008-2009, com resultados inconclusivos. O Irã, com a ameaça de armas nucleares, está pronto para entrar em cena. Raramente seu futuro pareceu tão arriscado.

Ao mesmo tempo, Israel vê-se diante de um coro de reprovações internacionais à sua tentativa de combater o novo terrorismo que, cruelmente, refugia-se no meio de populações civis. Se nada faz, Israel deixa de cumprir o primeiro dever de um Estado, que é proteger seus cidadãos. Se faz alguma coisa, os inocentes sofrem. É um enigma capaz de causar perplexidade à mente mais criativa e atormentar a consciência mais escrupulosa.

Theodor Herzl pensava que a existência do Estado de Israel daria fim ao antissemitismo. Contudo, Israel tornou-se o foco de um novo antissemitismo. O surgimento de uma nova forma do ódio mais antigo do mundo, quando o Holocausto é uma lembrança vívida, constitui um dos fenômenos mais chocantes da minha vida.

Já seria terrível se fossem esses os únicos problemas do povo judeu. Porém, existem outros, que o enfraquecem de dentro. Há a crise da continuidade judaica. Em toda a Diáspora, em média, um em cada dois jovens judeus escolhe, por meio do casamento misto, da assimilação ou do desligamento, não continuar a história judaica; ser a última folha de uma árvore que durou quatro mil anos.

Há o eclipse do sionismo religioso em Israel e da ortodoxia moderna na Diáspora, as duas modalidades de judaísmo que acreditavam na possibilidade de manter as condições clássicas da vida judaica no mundo moderno. Os judeus ou estão se envolvendo no mundo e perdendo a identidade judaica, ou preservando sua identidade e afastando-se do mundo. Há divisões incessantes dentro do universo judaico, a ponto de ser difícil falar dos judeus como um povo com destino comum e identidade coletiva.

Este livro versa sobre todos esses temas, mas é também uma tentativa de ir além deles. Pois algo mais profundo está em jogo, uma questão fundamental e não resolvida, que diz respeito ao lugar dos judeus, do judaísmo e de Israel no mundo. “Uma imagem nos aprisionava”, disse Wittgenstein, falando da filosofia. O mesmo, creio eu, aplica-se aos judeus. A imagem de um povo sozinho no mundo, cercado de inimigos, privado de amigos, domina a consciência judaica desde o Holocausto. Isso é compreensível. É também perigoso. Leva a más decisões e corre o risco de tornar-se uma profecia que se autorrealiza.

Os judeus precisam recuperar a fé – não a fé simples, o otimismo ingênuo, mas a crença de que não estão sós no mundo. O ex-dissidente soviético Natan Sharansky, encarcerado porque desejava emigrar para Israel, conta que sua esposa, Avital, deu-lhe o livro dos Salmos em hebraico, para fortalecê-lo durante os anos duros que viriam. Os russos o confiscaram, e ele lutou por três anos para reavê-lo. Por fim, o livro lhe foi devolvido.

Sharansky sabia pouco hebraico, mas tratava o livro como um código a ser decifrado e finalmente conseguiu fazê-lo. Ele rememora o momento em que se revelou o significado do seguinte versículo do Salmo 23: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei nenhum mal, pois Tu estás comigo.” Foi uma epifania. Pareceu-lhe que alguém tivesse escrito essas palavras especialmente para ele, naquele lugar, naquela hora. Sharansky sobreviveu, obteve a liberdade e foi para Israel. Carrega o livro consigo até hoje.

Sharansky é um símbolo vivo dos judeus através dos tempos. Muitas vezes, eles perderam a liberdade, porém, enquanto sentiam que “não temerei nenhum mal, pois Tu estás comigo”, possuíam uma resiliência interior que os protegia do medo e do desespero. Não era uma fé ingênua, mas tinha um poder extraordinário. Os judeus mantiveram a fé viva. A fé manteve o povo judeu vivo. A fé derrota o medo.

O medo, por outro lado, gera um senso de vitimização. A vítima acha que está só. Todos estão contra ela. Ninguém a compreende. Ela tem duas opções: fechar-se dentro de si ou agir agressivamente para se defender. A vítima culpa o mundo, não a si própria. Desse modo, assume uma atitude que reforça a si mesma. A pessoa quer que o mundo mude, esquecendo-se de que talvez seja ela que deve mudar. Seus temores podem ser reais, mas a vitimização não é a melhor maneira de lidar com eles.

O medo é uma reação errada à situação dos judeus no mundo contemporâneo. Com a análise das notícias dia a dia, é fácil acreditar que os tempos são os piores possíveis; contudo, sob alguns aspectos, eles são os melhores. Nunca antes, em quatro mil anos de história, os judeus desfrutaram, simultaneamente, de independência e soberania em Israel e liberdade e igualdade na Diáspora.

A própria existência de Israel, nas páginas sóbrias da história empírica, é um evento quase milagroso. Israel tem de enfrentar guerras e terrorismo, porém transformou a situação judaica, pelo simples fato de existir como o único lugar onde os judeus podem defender-se sem terem de contar com a tão frequentemente inconfiável boa vontade alheia. Ao mesmo tempo, há um florescimento cultural, educacional e até espiritual da vida judaica na Diáspora que seria inimaginável um século atrás.

Na verdade, esta não é a pior das épocas, nem a melhor, mas a mais desafiadora. Hoje, os judeus estão numa posição em que raramente, se não jamais, estiveram antes, em quatro mil anos de história. Em Israel e na Diáspora, encaram o mundo como iguais ou, pelo menos, como judeus. O que isto significa?

Essa é a questão que trato neste livro. Meu argumento é que corremos o perigo de esquecer quem são os judeus, por que o povo judeu existe e qual é o seu lugar no projeto global da humanidade. No passado, os judeus sobreviveram a catástrofes que teriam significado o fim para a maioria das nações: a destruição do templo de Salomão, o exílio babilônico, a conquista romana, as perseguições do período de Adriano, os massacres das Cruzadas, a expulsão da Espanha. Eles escreviam elegias; enlutavam-se; rezavam. Porém, não davam lugar ao medo. Não se definiam como vítimas. Não viam o antissemitismo como algo inerente à estrutura do universo. Sabiam que a sua existência tinha um propósito, que não viviam apenas para si mesmos.

Os judeus, em Israel e outros lugares, precisam recuperar o sentido de propósito. Enquanto não se sabe onde se quer estar, não é possível saber aonde ir. Portanto, este livro não é só sobre os problemas que se apresentam aos judeus, ao judaísmo e a Israel no século 21. É também sobre uma questão mais ampla: quem são os judeus e por quê?

Estou profundamente envolvido com todos os problemas sobre os quais escrevo: a luta contra o antissemitismo, o fortalecimento da continuidade judaica e, no contexto da Diáspora, a defesa de Israel na mídia, no meio acadêmico, nas organizações não governamentais (ONGs) e na política britânica e europeia. Meu papel é pequeno, sou uma voz entre muitas, e tem sido um privilégio trabalhar com pessoas e instituições, judaicas e não judaicas, que fazem muito mais.

Contudo, senti uma ausência nesses esforços. Não é culpa de ninguém. É o preço que se paga pela urgência e envolvimento. Notei que estava faltando o quadro maior, a perspectiva histórica, ligar os pontos para formar uma figura que nos mostre o quem, o quê e o porquê da situação judaica contra o vasto pano de fundo da paisagem humana e histórica. Há um versículo da Bíblia citado com mais frequência por não judeus do que por judeus: “Sem visão, o povo perece” (Provérbios 29:18). No entanto, são os judeus que deveriam ouvi-lo. Eles eram um povo de visão, cujos heróis eram visionários. Isso jamais deve ser perdido.

No calor do momento, as pessoas fazem o que fizeram da última vez. Voltam a ser o que eram antes. Escolhem o modo-padrão. Na presente circunstância, essa reação é errada. As coisas mudam. O mundo, no século 21, não é o que era no século 20 ou 19. Fronteiras que, há poucas décadas, pareciam garantir a segurança de Israel não oferecem defesa contra mísseis de longo alcance. O nacionalismo secular do tipo que dominou o Oriente Médio depois da Segunda Guerra Mundial não é igual ao terrorismo de motivação religiosa, e não se pode lidar com eles da mesma maneira.

O velho antissemitismo, produto do nacionalismo romântico europeu do século 19, não é igual ao novo, por mais antigos que sejam os mitos reciclados. Não se pode combater o ódio transmitido pela internet do mesmo modo que se combatia o ódio pertencente à cultura pública. Caso se fale aos britânicos do aumento do antissemitismo, eles, em sua maioria, olharão com uma expressão de absoluta incompreensão. Não leem sobre isso nos jornais; nem o veem na televisão. Como haveriam de saber que seu vizinho de porta talvez o esteja inalando de um site de cuja existência eles não têm conhecimento?

Sob pressão, as pessoas fazem o previsível. Moisés agiu assim uma vez, e isso lhe custou a entrada na Terra Prometida. O povo queria água. Deus disse a Moisés que tomasse uma vara, falasse à rocha e a água apareceria. Moisés tomou a vara, bateu na rocha e a água fluiu. Então Deus disse, com razão: “Não fizeste o que te ordenei. Não entrarás na terra.”

Essa história causa perplexidade a quase todos que a leem. Castigo tão grande por um pecado tão pequeno? Além do mais, qual foi o pecado mesmo? Nós nos esquecemos de que um episódio quase idêntico aconteceu antes, pouco depois que os israelitas atravessaram o Mar Vermelho. Naquela ocasião, Deus disse a Moisés que tomasse uma vara e batesse na rocha, e ele obedeceu. No segundo caso, Moisés seguiu o precedente. Fez o que tinha feito anteriormente. Podemos imaginar seu raciocínio: “Deus disse: ‘Toma uma vara.’ Da última vez, isso significava: ‘Bate na rocha.’ Logo, desta vez também baterei na rocha.”

Havia uma diferença evidente: algo como quarenta anos. Da primeira vez, Moisés guiava pessoas recém-saídas da escravidão. Agora conduzia seus filhos, nascidos em liberdade. Escravos entendem que uma ordem é acompanhada de uma vara. Homens e mulheres livres não respondem a varas, mas a palavras. Necessitam de líderes que falem, não que batam. Moisés, que por quarenta anos guiou uma geração saída da escravidão, não era a pessoa certa para conduzir um povo livre na travessia do Jordão.

Reações corretas numa época podem ser erradas na seguinte. Isso se aplica aos judeus e ao judaísmo de hoje. Preocupa-me a previsibilidade das reações judaicas, como se o passado ainda lançasse sua sombra sobre o presente. Atualmente, os judeus não são vítimas, não são impotentes e não estão sozinhos. Pensar desse modo é contraproducente e disfuncional. O antissemitismo não é inevitável e nem sequer misterioso. Tampouco há uma lei da natureza que determine que os judeus devam brigar entre si, frustrar os esforços uns dos outros e criticar-se mutuamente de forma impiedosa, como se ainda estivessem no deserto perguntando-se por que deixaram o Egito.

O mundo mudou, e os judeus devem mudar, como sempre mudaram, voltando aos princípios fundamentais e indagando sobre o caráter da vocação judaica, “renovando os nossos dias” – conforme o adorável paradoxo judaico – “como foram outrora”.

Relutei em escrever este livro. Tanto se publicou nos últimos anos: sobre Israel, o novo antissemitismo, a continuidade judaica e tópicos semelhantes. Não pretendo, levianamente, ser apenas mais um. Procurei delinear o quadro amplo, a visão mais abrangente, esperando apresentá-la a uma nova geração, não só de leitores, mas de líderes. Tentei fazer as perguntas importantes – quem são os judeus e o que se pede deles neste momento – e, independentemente de serem as minhas respostas persuasivas ou não, as questões são reais e não desaparecerão.

Creio que os horizontes temporais no mundo judaico – na verdade, no Ocidente em geral – são reduzidos demais. Pensamos no ontem, hoje e amanhã, enquanto os inimigos dos judeus e da liberdade pensam em décadas e séculos, como afirma Bernard Lewis frequentemente. Numa batalha entre os que pensam no futuro próximo e os que pensam no futuro distante, os últimos vencem no longo prazo, quase por definição. Táticas não substituem estratégia; as manchetes de amanhã não são o veredito da história. Os judeus estiveram presentes durante dois terços da história da civilização. É tempo suficiente para saber que a vida judaica necessita de algo mais profético do que o gerenciamento de crises.

Portanto, tentarei nos próximos capítulos colocar o presente no contexto mais amplo do passado e futuro e relacionar os problemas imediatos a ideais supremos. Meu argumento será que perdemos o rumo e precisamos recuperar os parâmetros clássicos da história judaica, que não é sobre antissemitismo nem sobre Israel como uma nação cercada de inimigos. Tampouco é sobre judeus fadados a viver sós, na melhor das hipóteses mal compreendidos e, na pior, alvo eterno de ódio. É uma história de fé, uma fé incomum, em que Deus chama um povo e incumbe-o de ser Seu parceiro na criação de vidas – e, em Israel, de uma sociedade – que venham a ser morada para a Presença Divina. Essa fé inspirou não só judeus, mas também cristãos e muçulmanos, cujas respectivas religiões brotaram em solo judaico, bem como outros, que admiraram nos judeus o amor à família, comunidade, educação e tradição, a busca de justiça, a paixão pela discussão e o senso de humor, capaz de rir mesmo em face da tragédia.

Creio que isso não é acidental. O judaísmo nunca se destinou apenas aos judeus. Contém uma mensagem para toda a humanidade, e muita coisa no século 21 decorrerá da prevalência dessa mensagem ou de outra. O judaísmo é parte da conversa humana, e devemos esforçar-nos para compartilhar nossas ideias com os demais, deixando também que compartilhem as deles conosco. Por muito tempo – na maioria das épocas – isso simplesmente não foi possível. O mundo não estava interessado no que os judeus tinham para dizer. Eles existiam para serem convertidos ou assimilados, ou então eram “os outros”, constantemente insultados. Isso mudou, por duas razões.

Primeiramente, as democracias liberais abrem espaço para uma multiplicidade de vozes. Todos têm o direito de falar em nome próprio. Essa é a glória da democracia liberal. Em segundo lugar, graças à existência do Estado de Israel, os judeus podem falar em condição de igualdade. Não precisam mais ser assombrados pelo trauma da falta de pátria.
Essas mudanças não são insignificantes. Em consequência delas, os judeus devem voltar ao princípio e à Bíblia Hebraica, perguntando novamente o que é ser judeu, membro de um povo singular num mundo plural, simultaneamente consciente da particularidade da identidade e da universalidade da condição humana. Como ser ao mesmo tempo fiel à sua própria crença e uma bênção para os outros, independentemente da crença deles? Eis a questão judaica.

Os problemas enfrentados pelos judeus no século 21 são imensos, porém outros também os enfrentam. O terrorismo é uma ameaça não só para Israel, mas para toda sociedade livre após o 11 de Setembro. Os judeus sofrem ódio e preconceito. O mesmo ocorre aos muçulmanos, hindus e sikhs na Grã-Bretanha, aos cristãos na Nigéria, aos budistas no Tibete e aos chineses nas Filipinas. Os judeus inquietam-se com o futuro, perguntando-se se seus filhos e netos levarão adiante as suas tradições. Toda minoria religiosa nas democracias diversificadas do Ocidente tem essa preocupação. Como escrevi livros sobre a continuidade judaica, já fui consultado por muçulmanos britânicos a respeito da continuidade islâmica e por chineses de Hong Kong sobre a preservação do confucionismo e do taoísmo.

Foi preciso que um autor não judeu, o historiador católico Paul Johnson, afirmasse o óbvio em sua magistral História dos Judeus. Ele escreve que os judeus eram “modelo e personificação da condição humana”, como se apresentassem “todos os dilemas inescapáveis do homem de forma intensificada e nítida”. E conclui: “Parece ser o papel dos judeus concentrar e dramatizar essas experiências comuns da humanidade, transformando seu destino particular em moral universal.”1 Nossa singularidade é nossa universalidade.

Os judeus não estão sozinhos diante dos desafios. O mundo está passando por um turbilhão de mudanças, de ritmo raramente visto antes. Nos meses em que eu escrevia este livro, do verão de 2008 ao início de 2009, a estrutura financeira global ruiu. Uma economia após a outra entrou em recessão. Houve um ataque terrorista trágico em Mumbai. Israel realizou uma campanha controvertida em Gaza. Os ataques antissemitas na Grã-Bretanha atingiram seu nível mais alto desde que se começou a registrá-los, há vinte e cinco anos. Os acontecimentos locais nunca tiveram repercussão tão rápida em toda parte. Na frase ilustrativa de Matthew Arnold, estamos “vagando entre dois mundos, um morto, o outro sem força para nascer”.

Neste momento histórico, talvez mais do que em qualquer outro do passado judaico, as palavras de Deus a Abrahão, chamando-o a uma vida por meio da qual “todas as famílias da terra serão abençoadas”, ressoam com mais intensidade. Os judeus são o mais antigo povo global do mundo – até recentemente, o único. O povo que reconstruiu sua vida após o Holocausto, o maior crime do ser humano contra o ser humano. Israel, sob ataque quase constante há sessenta anos, mantém uma sociedade livre e democrática numa parte do mundo que jamais conheceu tais coisas. Chegou a hora de os judeus se livrarem de seus temores e se reapossarem de suas forças históricas.
Essas propostas são controvertidas, mas não as apresento levianamente, como especulações acadêmicas que não passaram pelo crivo da experiência. Ao contrário, são conclusões às quais fui conduzido em resultado do meu envolvimento pessoal com todas as questões de que trato. Apliquei-as em campo, e elas funcionam. Examinei-as à luz de nossos textos sagrados, e elas mostraram-se coerentes.

Após extensa reflexão, considero que, neste século tenso e conturbado, os judeus devem assumir uma posição positiva, não motivada pelo medo, não guiada pela paranoia ou senso de vitimização, mas fundamentada nos valores pelos quais nossos antepassados viveram e estavam dispostos a morrer: justiça, equidade, compaixão, amor ao estrangeiro, santidade da vida e dignidade do ser humano, independentemente de cor, cultura ou credo. Não é hora de retirar-se num gueto da mente. Este é o momento para renovar a mais antiga das instituições bíblicas, a aliança de solidariedade humana, feita nos dias de Noé, após o Dilúvio. Sem abrir mão de nenhum pormenor da fé ou da identidade judaica, os judeus devem posicionar-se ao lado de seus amigos – cristãos, muçulmanos, budistas, hindus, sikhs e humanistas seculares – em defesa da liberdade, contra os inimigos da liberdade, afirmando a vida, contra os que idolatram a morte e desrespeitam a santidade da vida.

Alan Greenspan disse que estamos entrando numa era de turbulência. O antídoto para o medo é a fé, uma fé que conhece os perigos, porém nunca perde a esperança. Entendo a fé não como certeza, e sim como coragem de viver com a incerteza, a coragem que Natan Sharansky descobriu em sua cela na prisão, que levou os judeus a reconstruir sua vida e sua pátria ancestral depois do Holocausto, que fez geração após geração transmitir o modo de vida judaico aos filhos, sabendo dos riscos inerentes, mas sempre apreciando o privilégio do desafio. O povo judeu é antigo, porém ainda jovem; um povo sofredor ainda cheio de energia moral; conheceu as piores aflições do destino e, no entanto, continua capaz de alegrar-se, mantendo-se como símbolo vivo da esperança.


Conheça o livro Tempo Futuro

30 Comments

  • Parabéns ao autor pela abrangência universal da análise, contido no texto acima! A História do povo judeu, o elevado significado da Língua Hebraica, como instrumento de transmissão de mensagens sagradas, bem como, a Teologia do Judaísmo são patrimônios que precisam ser preservados. Para isso, sugiro a montagem de cursos nessas três áreas, como forma de construção de relações com aqueles que não nasceram judeus, mas que podem se tornar amigos e apoiadores do povo judeu.

  • Muito obrigado por me mandar esses coteudo são para mim de extrema importância e de grande valor. Tenho uma grande admiração e respeito pelo povo judeu.

  • Muito grato por me enviarem este texto impecável, assim como os demais. Os judeus estiveram presentes durante dois terços da história da civilização, são o símbolo vivo da esperança e comprovaram que o antídoto do medo é a fé.

  • QUE MARAVILHA…..EU AMO O POVO JUDEUS COMO MEU POVO ,MINHA FAMILIA….ORO A ADONAY TODOS OS DIAS PELA SHALOM DE YISRAEL..SINTO-ME COMO SE FOSSE UM JUDEU

  • Gostei muito deste texto, como dos que são enviados. Gosto e interesso me pelo Judaísmo, tenho raízes judaicas. Obrigado pelos textos enviados.

  • O Sr Correa foi muito feliz quando expressou a colocação texto…. impecável… .A Sefer sempre nos presenteia ,com textos e posicoes de escritores impecaveis. Nao ha um artigo que tenha recebido que não me deixa entusiasmado. Como ja me expressei em outra oportunidade ,nao sou judeu ..entretando sou um estudante da ciencia cabalística e o faço ardentemente por amor a este conhecimento que nao é facil e ele me priva de estudar a língua devido na exigência de tempo que a ciência exige.. Pois com brevidade gostaria de deixar a minha certeza de que não se pode deixar esta sabedoria e inteligência ,até o momento ,hereditária, que suportaram até hoje os
    resultados milagrosos das guerras de sobrevivência mesmo que dolorosas,como foram de perdas
    Não se pode cometer os erros ,repetição, no caso escolha do caminho pós criação e do mencionado caso de Moisés..e outros tantos que estamos amargando até hoje. Qualquer outro passo sem considerar a Luz que rogamos de EL SHADDAY será inimaginável . Que os patriarcas e os sabios cabalistas continuem iluminando o povo de Israel e seus dirigentes.

  • Adonai seja louvado, esse livro nos revela grandes coisas que até o momento não sabiamos, em profundo. Quero agradecer a editora por enviar conhecimento pra minha vida, acredite irmãos o Eterno jamais vai desamparar seu povo. É em momentos como esse que o Eterno se revela a nós, e nós buscamos sua presença.

  • Shalom o pior é que os anussim com sangue judeu na veia que foi afastado da sua identidade judaica ao reconhecer se judeu encontra impedimentos pra fazer a halachá porque não basta ter o sangue judeu, vir de uma mãe judia, temos que passar pelo crivo e submeter se aos dogmas ortodoxos, ter sangue judeu, defender Israel o nosso povo nao é suficiente não bastou a inquisição dos goyms agora Nosso próprio povo não nos aceita e nos impõe ritos e exigem que sejamos ortodoxos o nosso Elohim com certeza não aprova, o julgamento que devemos receber é do santo de Israel e nao de pecadores como nós que continuam querendo escolher os escolhidos, so que o Senhor Deus é o dono desta escolha somente ele pode escolher quem é seu

  • Obrigada pelo envio deste texto. Gosto de ler tudo o que diz respeito ao povo judeu, e já sabemos que o que Deus fez no passado para defender o Seu povo, fará no presente e fará no futuro, desde que Israel e os judeus se mantenham fiéis aos Seus mandamentos, pois estes não são assim tão difíceis de serem cumpridos como Deus disse. Temos que ter consciência de que sem Deus nada somos, temos que ler a Sua Palavra, rezar e obedecer ao Senhor, pois assim Ele nos conduzirá a verdes prados e a águas refrescantes e o vale tenebroso já não nos meterá medo, porque o Senhor está connosco, Deus é a nossa força e a verdadeira liberdade está em O obedecermos cegamente. Shalom.

  • No começo D’us criou os céus e a terra.

    No presente Ele protege os homens de bem e que permanecem fieis as Leis Divinas.

    No futuro D’us estará com o povo Judeu, pois esse povo nunca deixou de cumprir suas obrigações Divinas.

    Shalon Adonai.

    Obrigado pelo presente que me deram sobre o Futuro.

  • Shalom!
    As nações fecham os olhos para o que acontece nas fronteiras de Israel. Estas nações não enfrentam o terrorismo em seu solo porque tem medo de enfrentá-los. É mais fácil aceitar do quê enfrentá-los, eternos escravos do terrorismo!Um Rei não deve abaixar a cabeça para ninguém!. Assim, também, Israel! Não deve se curvar para o antissemitismo, para o terrorismo, para quem quer que seja; pois é uma Nação Poderosa. Um povo que se “ergueu”, “ergue” e manterá sempre “erguido” diante de qualquer situação. Um Povo que não vive de lamentações, levantam a cabeça e continuam a viver em busca da liberdade plena, proteção do cidadão Israelense e de sua Pátria.
    A Alegria de H’Shem seja nossa Fortaleza!
    Shalom

  • Uma CORAJOSA FÉ nas ESCRITURAS SAGRADAS seria a de CONFIAR na Professia de MOSHÉ de que D’us luta por ISRAEL e que a PAZ foi a arma de AVRAHAM contra Reis perversos como relata a TORAH na Interpretação de RASHI pois AVRAHAM habitava pacìficamente quando recebeu a notícia do rapto de seu Sobrinho Lot. Se os acordos de PAZ que ISRAEL faça com estas perversas nações forem DESLEALMENTE favoráveis a elas, uma PODEROSA HEPIDEMIA certamente as DESTRUIRIAM vindas por DECRETO do SANTO de ISRAEL. SHALOM

  • Leiam com atenção o Salmo 37 e me respondam: se Israel com o apoio dos EEUU firmasse um acordo de PAZ com todas as exigências dos seus inimigos, D’us não lutará por ISRAEL como nos tempos do rei Iehiskiá e do Profeta Ieshaiáhu? Não haveria um DECRETO com epidemias disseminando seus inimigos? Shalom

  • Reverendíssimos Rabinos e demais Participantes desse Sagrado Blog. Lendo o SALMO 37 ( releiam por favor ) chego a conclusão que é chegada a hora de, com a ajuda dos EEUU, ISRAEL fazer a proposta de PAZ com seus inimigos dando -lhes todas as suas exigências pois, D’us dará a toda a HUMANIDADE a Sua demonstraçâo de Força , como nos TEMPOS do Rei Ieheskiá e do Profeta Ieshaiahú com um DECRETO sobre os perversos que serão eliminados ( releiam o SALMO 37 ) com uma praga epidêmica tal como aconteceu com o exército de Sanheriv. Disto eu tenho CERTEZA. SHALOM

  • Gratidão por compartilhar este maravilhoso texto. Sabedoria, humanismo, sensibilidade, reflexão profunda acerca dos desafios que se apresenta a todos
    Shalom

  • Vocês sempre levam em relevância a perseguição do holocausto. Mas esquecem que começou muito antes, de quantos judeus largaram e abandonaram o judaísmo devido a inquisição romana. Quantos tem em sua alma a identidade judaica oculta, escondida, por não saberem que tinham sangue judaico.

  • Impactante e reflexivo, importante para este momento que temos que ser seletivos com o que ouvimos e lemos sobre o Estado Israel , Povo de Israel , Judeus e judaísmo. Melhor sempre uma fonte fidedigna. Obrigada pelo trecho disposto.

  • Eu sou novata aqui, mas estou gostando muito de está lendo os textos. Apesar de pouco tempo, me interessei bastante na religião judaica, e gostaria de ter mais conhecimento sobre o judaísmo e a história do povo judeu…..

  • Dèus mostrou a Abrahão o papel que esta reservado ao povo judeu na terra.Sera este o motivo do ódio aos Israelita ao longo de toda a sua história ? Creio que nós não chegamos até aqui para morrer na praia.Alias,em matéria de mar ,temos alguma experiencia,VALEU MOISÉS .

  • Shalom! Que texto primoroso e extremamente atual!! Agratidao por recebe-lo. O que me impactou foi o fato de hj ter refletido sobre o que o Eterno disse para Abraao: ” Em ti serao benditas todas as familias da terra” (genesis 12:3) algo abrangente e que se constroi sem medo como brm.colocado pq nao vem do natural mas sim do Sobrenatural….Uma caminhada de Fe e confianca….O.atual cenario e de pessoas pela terra descobrindo essa promesssa porem encontrando pirtas fechadas por medo!!! Nao batam ba rocha..dialogue com ela!!! Parabens…pelo explendido material..

  • AQUELE QUE DIz: ISRAEL É MEU FILHO, TEM UM POVO COM BRAÇOS FORTES PARA LUTAR, PERNAS VIGOROSAS PARA SE SUSTENTAR E OLHOS ABERTOS PARA LER A TORAH. MAS UM SÓ DEUS PARA CONFIAR.

  • Sou grato por ter encontrado vocês. Sempre fui um grande admirador do povo Judeu, dos encantos e contos, algo singular digno do povo escolhido por DEUS. Obrigado por me mandarem informativos enriquecedor.
    Que Deus lhes abençoe sempre

  • Eu amo israel , é tudo que disserpeita ao povo desta terra como seus costumes tenho interface em saber.
    Não tenho descendência judaica ,talvez uma alma judia.
    Muito obrigada por tudo de bom que vocês me enviaram..

  • Muito grata pela editora me enviar o texto! Penso o seguinte: quando determinados rabinos pararem de semear ódio no Youtube e redes sociais e começarem a ensinar a Torá e os Profetas, ensinar o amor e a fé ao Eterno, provavelmente a fé do povo judeu será mais forte, o antissemitismo será menor e as pessoas ofendidas por estes indivíduos, seriam felizes com os judeus.

Deixe uma resposta para Carlos Rodrigues Borges Fechar