Calendário Judaico

Conheça uma receita de Sufganiyá – o tradicional sonho judaico!

Na festa de Chanucá há o costume de ingerir comidas fritas em óleo como bolinhos de batata (levivot ou latkes), e sonhos (sufganiyot). Estes alimentos são preparados e degustados em honra ao milagre que ocorreu com o azeite. Conheça uma receita de Sufganiyá – o tradicional sonho judaico!

Ingredientes para Sufganiyot (sonhos):

2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
160 ml de leite, em temperatura ambiente
490g de farinha de trigo
70g de açúcar
3/4 de colher de chá de sal
3 ovos
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Modo de fazer:

Misture bem o leite com os ovos. Coloque na batedeira a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um buraco no meio destes ingredientes, e coloque a mistura de leite e ovos.

Trabalhe bem a massa por cerca de 10 minutos e vá acrescentando a manteiga, aos poucos. Continue amassando até incorporar bem a manteiga formando uma massa macia. Se estiver grudando vá acrescentando aos poucos mais farinha.

Cubra a massa com plástico filme, e leve para descansar em geladeira entre por cerca de 6 horas ou mais. Cubra uma assadeira grande com um pano de prato e polvilhe a superfície com farinha de trigo.

Retire a massa da geladeira, polvilhe a superfície de trabalho com farinha de trigo e abra a massa usando um rolo, formando um quadrado com 30cm com pouco mais de 1cm de altura. Usando um cortador redondo, corte discos de massa e coloque-os na assadeira preparada.

Cubra a assadeira com um pano de prato e deixe fermentar em temperatura ambiente por aproximadamente 2 horas, ou até dobrarem de tamanho e ficarem bem inflados. Enquanto isso, coloque o óleo pra esquentar numa panela grande e funda e coloque um prato grande coberto com papel toalha ao lado, para escorrê-los.

Quando o oléo estiver bem quente vá colocando aos poucos os sonhos para fritar, Assim que dourarem embaixo, vire-os com uma escumadeira para dourarem do outro lado. Coloque os sonhos já fritos e deixe-os esfriem por completo.

Recheie com goiabada, geleia, doce de leite ou leite condensado.

Comentário