fbpx
Estudos Bíblicos

No Princípio Deus criou os Céus e a Terra

Degustação do livro TORATI sobre o primeiro versículo da Torá

No Princípio Deus criou os Céus e a Terra.1

Ele criou o mundo em 7 dias,2 por etapas,3 expressando Sua Vontade através de palavras,4 como segue:

Cada dia era composto de uma tarde e uma manhã, nesta ordem.15
O Homem foi criado à semelhança de Deus 16 e foi-lhe ordenado crescer e se multiplicar. 17
Deus criou machos e fêmeas.18
Foi dado ao Homem o domínio sobre todos os animais.
E as frutas, ervas, verduras e demais vegetais foram destinados para alimento de toda a criatura viva sobre a face da Terra.


1 Os Céus simbolizam o Mundo Espiritual e a Terra, o Mundo Material. Por terem sido criados por Deus, todos têm muita importância para Ele, sendo que “os Céus”, criados antes, têm precedência sobre “a Terra”, simbolizando que o espiritual deve ter precedência sobre o material.

2 Deus poderia ter criado o Mundo em um instante e não o fez: levou 7 dias. Mesmo que nos achemos capazes de fazer coisas “instantaneamente”, devemos planejar cada passo, considerando realisticamente o tempo necessário para sua execução.

3 As 7 etapas seguem uma sequência definida por Deus. Por Deus ser Perfeito, Suas Ações também o são. Devemos, portanto, aprender com Ele as etapas de um projeto.

As 7 etapas da criação correspondem, também, às 7 etapas da vida de uma pessoa, como veremos a seguir.

4 Ao Homem, que tem, também, o poder da fala, compete tomar cuidado com o que pronuncia, pois as palavras têm o poder de criar ou destruir.

5 1ª Etapa: Aluz representa a ideia. A primeira coisa que se deve fazer é analisar as ideias e separar as boas das más (escuridão). É um “brainstorming”.

A luz corresponde ao nascimento da pessoa (“dar à luz”). A luz representa, por sua vez, o Bem. O fato de Deus ter criado a luz nos indica que a pessoa nasce para praticar o Bem.

6 2ª Etapa: O céu representa o objetivo do projeto. As águas, que simbolizam o que devemos adquirir para viver, correspondem ao conhecimento: as superiores seriam o conhecimento num nível elevado, genérico, e as inferiores, o conhecimento mais detalhado, específico. É o processo de análise “top-down”, isto é, a partir de uma definição abrangente, que inclui o objetivo do projeto, vai-se descendo a detalhes até se chegar ao nível satisfatório de especificações.

A segunda etapa representa o crescimento até a maioridade. Nesta fase, a pessoa começa a adquirir conhecimentos éticos (águas superiores) e os conhecimentos básicos para o seu dia a dia (águas inferiores). É quando deve começar a estudar as Leis Divinas.

7 3ª Etapa: A terra seca representa algo concreto, palpável. Separar a terra das águas inferiores significa transformar as ideias, especificadas em níveis detalhados, em ação. Os vegetais representam o sustento, isto é, a infraestrutura necessária para o
desenvolvimento do projeto. Nesta fase, utiliza-se a infraestrutura para execução das atividades planejadas.

Esta etapa corresponde à maioridade do indivíduo, quando ele começa a pôr em prática os conhecimentos do dia a dia, gerando bens materiais (a terra a partir das águas). Cria também a infraestrutura de sua vida, representada pelos vegetais que dão o sustento.

8 4ª Etapa: Os astros servem para marcar o tempo. Seria a fase do controle do tempo levado por cada atividade e pelo projeto como um todo, comparando-o com o planejado.

Os astros simbolizam a harmonia cósmica. Esta etapa corresponde ao casamento, quando o sol (o homem) se junta à lua (a mulher) e são cercados pelos filhos (as estrelas). Os eventos cíclicos indicam organização, na medida em que se repetem com previsibilidade, e indicam, também, tenacidade, pois dão chance de se melhorar na próxima vez. Nesta fase da vida deve-se aprimorar a organização e nunca desistir de fazer as coisas certas.

9 5ª Etapa: As aves são os seres que vivem nas altitudes máximas; os peixes, nas profundezas máximas. Corresponde à fase de teste do projeto em condições extremas. Verificar se existe a segurança necessária para a efetivação do projeto.
As aves simbolizam a evolução, pois elas se “aproximam dos Céus”. Os peixes simbolizam o trabalho, pois vivem dentro dos conhecimentos adquiridos (as águas). Nesta etapa a pessoa mantém sua família através do trabalho e, ao mesmo tempo, evolui, aprendendo e ensinando seus filhos a se comportarem conforme a vontade Divina.

10 6ª Etapa: Os animais terrestres são os mais evoluídos. O Homem foi criado para cuidar das Obras Divinas. Deve-se, ao colocar em prática o projeto, nomear e treinar aqueles que cuidarão dele, para que não haja quebra de continuidade, mas sim um aperfeiçoamento contínuo do mesmo.

Esta etapa representa a fase em que os filhos já estão educados e o casal pode desfrutar da vida material (característica dos animais terrestres) e procurar evoluir, aproveitando o tempo para estudar e cumprir Boas Ações (características do Homem).

11 7ª Etapa: Deus só deu por concluída Sua Obra quando tudo estava funcionando de acordo com a Sua Vontade, isto é, Seu Projeto. Não devemos esmorecer enquanto o projeto não terminar. Ao término do mesmo, devemos descansar.

O descanso simboliza a conclusão da vida, isto é, a morte, quando já se teve a oportunidade de aproveitar todas as oportunidades que a Vida apresentou. É quando se ficará na “presença” de Deus e dever-se-á prestar contas do que se fez ou se deixou de fazer.

12 Se repararmos bem, os dias da criação estão divididos em 3 grupos, conforme o quadro acima: nos três primeiros dias (primeiro grupo) Ele preparou o ambiente para o que seria criado nos três próximos dias (segundo grupo), a saber: a luz e a escuridão foram criadas (no 1º dia) para serem gerenciadas pelos astros (4º dia); os Céus e as águas foram criados (no 2º dia) para servirem de morada para as aves e os peixes (5º dia) respectivamente; a terra seca e os vegetais foram criados (no 3 º dia) para servirem de morada e alimento aos animais terrestres, aos répteis e ao Homem (6º dia).

Devemos conformar o ambiente para que possa ocorrer o que planejamos. Isto se denomina: preparar o “recipiente” para receber o “conteúdo” desejado.

O Mundo recebe, continuamente, Fluxos Divinos de bênçãos. Para que possamos “captá-los”, devemos nos tornar “recipientes” adequados. E isto é conseguido cumprindo-se as Leis Divinas. Quanto mais o fizermos, mais nos aproximaremos de Deus e, portanto, mais capazes seremos de receber, como “conteúdo”, essas bênçãos

13 Uma boa parte da atividade da criação consistiu em separar elementos: a luz da escuridão, as águas superiores das inferiores, a terra das águas…

Devemos nos esforçar para discernir entre elementos que coexistem numa situação, de modo a escolhermos a opção mais adequada, utilizando nosso livre-arbítrio.

A “defasagem” entre a “preparação” e a “utilização” é de 3 dias. Se considerarmos que o 7º dia (descanso) ocorre 3 dias depois da criação dos astros, que indicam os ciclos temporais, percebemos que o descanso deve ocorrer ciclicamente. De fato, Deus mandou descansar aos Sábados e nas principais festas, conforme a periodicidade indicada pelos astros.

O descanso faz parte de qualquer projeto, tanto quanto as demais atividades, e deve ser observado com periodicidade bem definida.
A tarde significa algo escuro, de difícil visualização. A manhã simboliza algo claro, de fácil visualização. Quando Deus faz algo, no princípio pode-nos parecer de difícil visualização, isto é, podemos não entender o objetivo da Ação Divina, o porquê dos acontecimentos. Com o passar do tempo, porém, as coisas começam a clarear e, só então, podemos visualizar o que Deus pretendia. E o resultado é um Mundo mais completo, mais perfeito. Devemos ter fé em Deus e confiar em Seus Atos, pois Ele é Perfeito e tudo o que faz é para o nosso bem. Mesmo que não O entendamos.

14 Não se trata de semelhança física, mas sim de comportamento. Temos potencial criativo, inteligência, bondade etc., que são alguns dos Atributos Divinos. Devemos nos aprimorar, aprendendo de Deus, através dos Seus Mandamentos e Exemplos, como utilizar os recursos que Ele nos dá.

15 Além da interpretação simples, que é “ter descendência numerosa”, podemos interpretar da seguinte maneira: “Crescer” pode significar “aumentar a experiência”. “Multiplicar” é, também, “passar a experiência para outros, multiplicando o conhecimento”. Tudo aquilo que passamos na vida pode servir de lição, tanto para nós mesmos quanto para os outros, principalmente nossos filhos, alunos, etc.
Outra interpretação nos ensina que, antes de se multiplicarem, as pessoas devem “crescer”, isto é, devem ser maduras para terem filhos com responsabilidade e saberem educá-los bem.

16 A reprodução dos seres vivos poderia ser feita a partir de hermafroditas. Deus criou machos e fêmeas, entre outros motivos, para: 1) Mostrar que é falha a teoria da evolução das espécies de Darwin, pois o hermafroditismo seria a lógica; 2) fazer cada pessoa saber que ela não é completa e que precisa de um(a) companheiro(a); 3) obrigar a interação entre as pessoas, evitando o isolamento; 4) provocar a procura do aperfeiçoamento de cada um visando a conquista do cônjuge; 5) compartilhar a responsabilidade da tarefa de educar os filhos; 6) mostrar a importância do amor; 7) evitar clones.

 

MENSAGENS DO DIA:

Saiba que tudo tem seu tempo certo, não adiantando “correr mais do que as pernas”. E este tempo é definido por Deus.
Quando você precisar de algo, prepare um “recipiente” adequado para receber este algo como seu “conteúdo”. Isto envolve preparo material e espiritual.

Saiba que quem decide se um “recipiente” merece o “conteúdo” desejado é Deus.

Saiba que Deus tudo observa e você tem o livre-arbítrio. Muitas ações nefastas podem ter a Permissão Dele, mas NÃO a Sua Aprovação, para que você possa discernir e escolher entre o Bem e o Mal.

Aprenda de tudo por que passar na vida. E essa experiência deve ser compartilhada com aqueles que o(a) cercam. Para tanto, é mister procurar ter filhos, para que o Elo da Humanidade se mantenha conforme a Vontade Divina. Tenha filhos com responsabilidade: crescer antes de se multiplicar.

Use as palavras de modo construtivo, nunca destrutivo.

Planeje com cuidado todas as ações, preparando o ambiente, estimando o tempo necessário, não se esquecendo do descanso. Coloque em palavras as diversas etapas do projeto.

Tenha fé em Deus e confie Nele, pois tudo o que Ele faz é perfeito e para o seu bem.

Deus não quer que você despreze o Mundo Espiritual, tornando-se extremamente materialista, nem o Mundo Material, achando que o corpo e demais objetos que se encontram nesse Mundo não têm valor. Em caso de conflitos de interesses, dê preferência ao espiritual sobre o material.

Não aceite teorias científicas que se preocupam em provar a não existência de Deus: são falhas e demonstram visão curta do “cientista”, pois ele não percebe que tudo existe graças a Deus.
Perceba nas teorias científicas consistentes a Grandeza de Deus, que as faz funcionar e as valida.

EXERCÍCIO: Planeje o seu dia de hoje e considere como Deus poderá intervir em cada uma das tarefas.


Extraído da obra Torati – O seu dia a dia conforme o Pentateuco ,
de Jorge Dzialowski Diaconescu, Editora Sêfer.

Clique aqui.

Comentário

  • SHALOM A TODOS MEU NOME É JAIRO DESCOBRI MINHAS RAIZES JUDAICAS E COMECEI A ESTUDAR O HEBRAICO JA ME DESENVOLVI BEM FAÇO AS LEITURAS DA TORÁ LEIO O TANACH E AMO MUITO NOSSO POVO DESDE PEQUENO SEMPRE TIVE UM GRANDE AMOR PELO NOSSO POVO E DEPOIS QUE DESCOBRI ME APEGUEI MAIS AINDA E FICO MUITO FELIZ EM RECEBER MATERIAS PARA ME DESENVOLVER E ME FAZER CONHECER MAIS A CULTURA DO NOSSO POVO

Comentário