fbpx
Mística Judaica Pensamento Judaico

A essência de toda vontade

A tradução literal de kéter é “coroa”, e o termo hebraico também sugere “aquilo que abarca”. No entanto, o conceito cabalístico se refere ao poder cósmico da vontade e da consciência.

Vamos analisar primeiro kéter em relação à vontade.

“Vontade” é um conceito muito difícil de explicar. Mesmo assim, todos já a vivenciamos. Nenhum cientista conseguiu, e provavelmente nunca conseguirá, isolar, formular e analisar a vontade. De onde ela vem?

Se você levantar a mão direita, um cientista é capaz de traçar o caminho dos neurônios que comandam os músculos que, por sua vez, fazem o ato físico de levantar a sua mão. Mas quem comanda os neurônios? O cérebro? Não, é a sua vontade que está no controle.

A vontade nos bombardeia o tempo todo. Para estar na frente deste computador escrevendo isto, tenho de ter vontade. Para falar e para dormir, tenho de ter vontade. Sem vontade, o jogo termina. A vontade é a verdadeira fonte e essência de todas as forças da vida. Se uma pessoa perde a vontade de viver, ela morre. Dizem as lendas que várias heroínas morreram por causa de corações partidos, mas pesquisas médicas atuais mostram, em resultados de testes, que várias doenças são estatisticamente relacionadas à depressão, perda, trauma emocional ou a outros fatores que anulam a vontade de viver.

O que motiva uma formiga a subir uma parede carregando uma “pesada” migalha de pão? Qual é a fonte da enorme determinação de um inseto tão pequeno? Qual é a força impulsora?

Isto é um mistério sobre o qual sabemos muito pouco. Sabemos que o que desejamos é escolha nossa. Mas ter vontade não é nossa escolha. Tenho a escolha sobre o que fazer com minha vontade, mas a vontade em si mesma é realmente minha?

Imagine que você seja um cano de água. Como cano, você pode virar para a direita ou para a esquerda e direcionar a água a lados diferentes. Mas não pode determinar se a água vai ou não correr dentro de você.

Do mesmo modo, a vontade corre dentro de nós o tempo todo. Como a canalizamos e em quais atividades a investimos é escolha nossa. Mas não temos escolha quanto a podermos ou não ter escolha. Ironicamente, somos forçados a ter escolha; até mesmo não fazer uma escolha é uma escolha.

Quando começo a olhar o mundo através da lente de kéter, a vontade cósmica, fico mais sensível à sua presença. Pela primeira vez, olho em volta e vejo que há vontade em tudo.

Quem é a fonte do enorme poder de vontade que preenche o mundo? Teorias de evolução cósmica, como a do Big-Bang, tratam apenas da realidade física. Mas o que trata de realidades não-físicas, como por exemplo a vontade? Quando ponderamos sobre o poder da vontade, o mistério da vontade, podemos ver que Hashem é a Fonte e a Essência de toda vontade.

 

Texto extraído da obra Enxergando Deus, do Rabino David Aaron

Comentário