Estudos Bíblicos

Roteiro para estudo da Torá

roteiro-estudo-tora

Para estudar a Torá

O Pentateuco (os cinco livros da Torá ou “Lei de Moisés”) está dividido em porções cuja leitura semanal permite que toda a Torá seja lida no período de um ano. Sinagogas do mundo inteiro fazem a leitura de Gênesis a Deuteronômio em um ciclo de doze meses. Um projeto com duração de um ano pode teoricamente começar a qualquer momento. Todavia, o costume é que a leitura seja completada na festa de Simchat Torá, logo após Sucót, e recomeçada imediatamente no mesmo dia. Isto cria um círculo muito bonito, tanto simbólico quanto real, que é celebrado com danças com a Torá nos braços ao redor da sinagoga.

 

Para participar desse projeto de estudo, veja as várias opções que a Sêfer tem a oferecer:

 

Torá - A Lei de Moisés

Torá – A Lei de Moisés

Esta preciosa obra apresenta o texto hebraico da Torá (mais Onkelos e Rashi) ao lado de sua tradução para o português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos e inspirada no Talmud e no Midrash, foi editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementada por interessantes comentários e ilustrações.


Qual versão em Português da Torá você deseja estudar hoje?

Clique e confira uma tabela comparativa das diversas versões da Torá traduzida.

Reflexões sobre a Torá

Esta obra reúne uma seleção de comentários sobre as porções semanais da Torá lidas a cada manhã de sábado em todas as sinagogas do mundo. Originalmente publicadas na coluna Parasha Ufishra, presente nas edições das sextas-feiras do diário israelense Maariv durante 16 anos, os textos tornaram-se um grande sucesso junto ao público leitor graças à linguagem simples e direta de Moshe Grylak, consagrado educador e estudioso de fama mundial.

Luzes da Torá (1) - GênesisLuzes da Torá – Gênesis

Análise moderna e surpreendente sobre inúmeras passagens do Gênesis, focando em ensinamentos sobre a vida, o amor e a família. Na visão do autor, a Torá é, ao mesmo tempo, o documento mais antigo e o mais atualizado entre todos os que visam oferecer orientação à vida humana. Ele auxilia os leitores a extraírem dela lições pessoais adequadas aos tempos atuais, mesmo em se tratando de textos escritos milhares de anos atrás. Como ele escreve na introdução, a análise dos problemas expostos na Torá reflete os problemas que a própria vida nos apresenta.


Lições da Torá

Obra baseada em discursos do Rabi Menachem Mendel Schneerson de Lubavitch, adaptados pelo Rabino Lord Jonathan Sacks, sobre cada uma das porções semanais da Torá (Pentateuco). A riqueza das interpretações chassídicas revelam uma busca espiritual que mergulha até as profundezas da Torá.


Coleção O Pequeno Midrash Diz (5 volumes)

Apresenta as porções semanais da Torá, baseadas no Rashi, Rishonim e Midrashim, adaptados para jovens leitores e para ler em voz alta. Com ilustrações. O “Midrash” é a exposição do texto bíblico pelos Sábios depois de eles terem sondado as profundezas de cada nuance da Torá, na busca por seu verdadeiro significado, relacionando princípios profundamente morais e éticos através de parábolas e historietas aparentemente simples, que agradam tanto crianças como adultos.


Uma coletânea de midrashim (alegorias talmúdicas) sobre os livros do Pentateuco, em espanhol.

El Midrash - Bereshit

El Midrash – Bereshit

El Midrash – Shemot

El Midrash – Vaicrá


Torati

Torati – o seu dia a dia conforme o Pentateuco

Torati (“Minha Torá”) apresenta interessantes comentários e observações sobre o texto da Torá quase “frase a frase”, o que permitirá ao leitor acessar todo o vasto e rico conteúdo simbólico de suas passagens e extrair dos textos sagrados mensagens muito úteis para o dia a dia, independente do seu credo. 

Comentário

  • Muito interessante todos os temas, gosto dessas questões, (sem fanatismos) gostei muito dos
    livro dos porquês, vou tentar adquirir.

    Obrigado pelas dicas

    SHALOM

Comentário