Calendário Judaico História Judaica

Mensagem da Editora Sêfer pelos 70 anos do Estado de Israel

Ao comemorar os 70 anos do renascimento do Estado Judaico de Israel após 2.000 anos de dispersão e exílio, projeta-se em nossa mente um filme de 3.300 anos de duração.

Ouvimos o chamado do Eterno ao nosso patriarca Abrahão; acompanhamos o crescimento da família formada por seus descendentes e a traição perpetrada por uma nação – salva da fome pela brilhante atuação de um de seus descendentes –, que escraviza, oprime e tenta destruir o povo daquele que a salvou; a libertação milagrosa da imposta escravidão e o recebimento no Sinai da Lei que proclama os valores de justiça social, misericórdia e devoção ao Criador.

Seguem capítulos, sem conta, narrando os acontecimentos ocorridos em seu caminho pela história, com momentos de grandeza e sofrimento: reis, conquistas e templos; conquistadores, impérios e novas religiões; grandes sábios e livros monumentais; dispersão, integração, expulsões, Inquisição e pogroms; um pequeno livro faz um grande sonho amadurecer, congressos e o início do retorno.

Ante a visão do Holocausto paramos estarrecidos, sem compreender como isso pode ter acontecido; vibramos de emoção com a proclamação do Estado de Israel; aflitos, acompanhamos as guerras que teve de enfrentar e nos detemos nas imagens atuais de desenvolvimento e crescimento, de avanços tecnológicos inimagináveis, da chegada de milhões de novos imigrantes e sua absorção, mas sem que a tão ansiada paz com seus vizinhos seja atingida.

Por tudo isso, elevamos nossas preces ao Eterno, pedindo que abra o coração dos dirigentes de todas as nações à compreensão de que Ele concedeu vida aos seres humanos, não para destruir, provocar sofrimento e matar, mas sim, para construir, criar e amar.

Que todos assumam o compromisso de trabalhar por uma paz universal que abranja todas as nações e que permita a todos os povos viverem em paz e segurança.

Que todos os habitantes da Terra sejam libertados das angústias da perspectiva de guerras, do sofrimento provocado por doenças e epidemias que poderiam ser evitadas ou curadas pelo trabalho conjunto dos cientistas e médicos de todos os laboratórios, e da preocupação com o caminho a ser escolhido por nossos filhos, porque o nosso exemplo os conduzirá a vivenciar somente responsabilidade, amor, misericórdia e justiça.

Que os 70 anos do Estado de Israel sejam sucedidos por uma época em que estas preces sejam atendidas, e que, de Tsión, chegue ao mundo o ensinamento da Torá, e de Jerusalém, a palavra do Eterno.

David Gorodovits e Jairo Fridlin

 

Para entender melhor essa história:

Segundo o Aurélio, parábola é uma “narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior”. Em sua obra NA ESPIRAL DO TEMPO, o mestre David Gorodovits nos presenteia com várias, e hoje presenteamos os leitores com uma das mais emotivas e atuais e que versa sobre Israel, os judeus e a humanidade. Deleitem-se!


Convidamos você a participar dessa celebração e compartilhar momentos marcantes de sua vida conosco! Pode ser uma foto, um vídeo, um depoimento ou sua homenagem a Israel.

Shalom! Quero parabenizar o Estado de Israel por seu aniversário. O povo de Israel sempre mereceu reconhecimento e respeito. Que Deus possa sempre abençoar a Pátria. Da mesma forma a livraria em seus 25 de existência. Parabéns! Deus seja com todos! #sefer25anos #70anosdeisrael.
Silvio Pereira de Castro

Compartilhe seu momento em seus perfis sociais usando as hashtags#sefer25anos e #70anosdeisrael.

Acesse nosso perfil oficial no Facebook!

4 Comments

Comentário