fbpx
Calendário Judaico Rosh Hashaná

Alimentos que trazem sorte no Ano Novo Judaico

Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, está chegando. São dias muito alegres, de oração e refeições festivas com a família e os amigos.

Como todo feriado judaico, Rosh Hashaná tem suas peculiaridades. Nesta festa, temos o costume de nos envolver de objetos e alimentos que tragam sorte para este novo ano que está se iniciando. Nos jantares de Rosh Hashaná, começamos a refeição com comidas cujos nomes, em hebraico, remetem a bênçãos que desejamos uns aos outros.

O mais conhecido destes alimentos é a maçã com mel, através da qual desejamos que este próximo ano seja bom e doce. Por este mesmo motivo, temos o costume de comer todo tipo de comida doce, como carnes e frangos temperados com frutas, compotas e sobremesas caprichadas. É bem conhecida, também, a figura da romã na mesa de Rosh Hashaná – antes de nos deliciar com a fruta, pedimos que tenhamos tantos méritos quanto os caroços da romã. Isso vale também para as ervilhas e o feijão de corda.

Ao comer a tâmara, a acelga, a cebola ou o alho-poró, por exemplo, pedimos que Deus nos proteja daqueles que não nos querem bem. Antes de comer a cenoura, oramos para que Ele cancele os maus decretos que existem contra nós no momento do Julgamento Divino.

São diversos costumes relacionados a variados alimentos, cada um mais significativo, que contribuem para que a celebração do Ano Novo seja ainda mais especial!

Você conhece algum alimento que traga sorte ou tem algum costume de Rosh Hashaná diferente destes que mencionamos aqui? Deixe abaixo nos comentários!

Quer conhecer melhor as preces recitadas durante a refeição de Rosh Hashaná? Confira o material gratuito que a Sêfer preparou para você baixar, trazendo o texto hebraico, a tradução e a transliteração dessas palavras há tantos anos recitadas para garantir um ano de muita sorte e doçura.

 

שנה טובה ומתוקה

Shaná Tová Umetuká!

Um ano bom e doce!

 

Clique aqui e confira os produtos que a Livraria Sêfer selecionou para a festa de Rosh Hashaná!

4 Comments

Comentário